quarta-feira, maio 18

#CriaçãoMinha: Spaghetti à Casa Verde

Sabe quando se chega de um aniversário de madrugada, morrendo de fome, e não tem muito o que comer na geladeira? A solução de sempre é o clássico Miojo - e eu acredito que continuará sendo mesmo depois de ler essa postagem. Eu gostaria de apresentar pra vocês, entretanto, uma alternativa ao tradicional macarrão de pacotinho pronto em três minutos e super saboroso. #not.

No sábado, fui comemorar a avançada idade de 22 anos de uma amiga, e não tinha muita coisa pronta. Os potinhos, sempre presentes na minha geladeira, não estavam lá, e não havia jeito de enganar o estômago só utilizando o microondas. Por sorte, eu tinha passado a manhã na Feira de Orgânicos da José Bonifácio, onde comprei com R$ 30 o suficiente pra duas semanas de frutas, verduras, legumes e temperos aqui em casa - muito barato, considerando que são 5 pessoas.

Enfim, com a bandeja de vegetais da geladeira cheia, resolvi fazer algo aproveitando-os, e o nome foi em homenagem ao local da festa, a Casa Verde da Tomaz Flores, também conhecida como CESC... Além disso, peguei sobras de outros ingredientes que tinha por ali, como kani kama e bacon. O resultado foi um prato prático de fazer. Surpreendentemente, ainda ficou bonito, cheio de cor, e com uma apresentação que permite que seja utilizado até como prato principal em um jantar pra impressionar! 

A receita, com fotos, aí embaixo:

3 litros d'água para cozinhar o spaghetti
300g de spaghetti
2 colheres de manteiga
5 vagens
1/2 cenoura
2 pimentas cambuci
4 bastões de kani kama
1 lâmina de bacon
3 ramos de salsa



Preparo:

  • Lave as vagens, corte as pontas e descartar. Descasque a metade da cenoura. Abra as pimentas e retire as sementes.
  • Corte as vagens em anéis de aproximadamente 0,5 cm. A cenoura deve ser cortada em cubos, o mais uniformemente possível. Corte o bacon também em cubos, mas não precisam ser uniformes. Reservar.
  • Em uma frigideira, derreta a manteiga e doure o bacon. Acrescente a vagem e a cenoura. Cozinhe em fogo baixo.
  • Em uma panela grande, coloque a água para aquecer e adicione uma colher de sobremesa de sal, e um fio de azeite de oliva. Quando a água ferver, adicione o spaghetti e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem. (Enquanto isso, comece o preparo do próximo passo) Desligue, escorra e coloque um fio de azeite de oliva ou de óleo de semente de uva sobre a massa.
  • Corte o kani kama em cubos e adicione à frigideira.
  • A salsa deve ser cortada com a placa de corte, faca e mãos bem secas, porque deve ficar granulada e bem miúda. Para isso, a faca deve ser bem afiada. Após cortar a salsa do menor tamanho possível, deve-se colocá-la sobre uma folha de papel toalha e secar o máximo que conseguir, sem esmagar. Ela será usada sobre o prato já servido.
  • A pimenta, aberta e sem sementes, deve ser cortada em cubinhos pequenos. Separe metade para a decoração do prato, e a outra metade adicione na frigideira com a vagem, a cenoura e o bacon. Desligue o fogo.
  • Sirva uma porção de spaghetti no prato e três colheres de sopa do "molho" preparado na frigideira. Com dois garfos, agregue os dois, e salpique salsa e pimenta por cima, para decorar.



Spaghetti à Casa Verde



Nenhum comentário:

Postar um comentário