sexta-feira, abril 2

a.invenção.do.amor

Amor é o pior e o melhor sentimento já inventado. Sim, inventado... Até criarem a tal palavra - e sabe-se lá em que idioma esse 'sentido' existiu -, as pessoas sentiam calafrios, arrepios, dor de cabeça, palpitações, nervosismo, estresse, tinham queda de cabelo, e falta de apetite. Depois da invenção do tal amor, tudo ficou assim: nossa, acho que tô amando. Essa sem dúvida foi a invenção do século, pois entre outras coisas livrou muito médico de cuidar de hipocondríacos, reduzindo a explicação de tudo a uma simples palavra e 195 batimentos por minuto: amor.
Há uma profunda crueldade nesse tal amor. Nós deixamos de fazer coisas que seriam boas por ele, e fazemos aquilo que jamais quereríamos, só para agradar o culpado pela doença. O tal sentimento é tão cruel que nos faz temer a própria felicidade, se não for com a pessoa amada.

Isso me fez lembrar de uma frase de um desses blogs sobre Religião, que meu ateísmo militante me faz acompanhar: Quereríamos que Deus fizesse tudo em nós, e nos desse a vitória sem que isso nos custasse nenhum esforço; erro pernicioso, pretensão injusta, causa comum do desânimo.

Ora, a pessoa amada passa a ser, então, como um deus. É isso que os amantes esperam do outro: Quereríamos que o(a) amado(a) fizesse tudo em nós, e nos desse a vitória sem que isso nos custasse nenhum esforço; erro pernicioso, pretensão injusta, causa comum do desânimo.

É por isso que eu decidi sentir calafrios, palpitações, sofrer com a queda de cabelo. Meu médico que não vai gostar...

Um comentário:

  1. Lir uma vez que, árabe não existe a palavra amor. Parece que o amor é uma invenção ocidental. No oriente existe palavra para amizade, confiança, solidariedade, agora amor? Never. Maluco né?

    Já leu Osho? Ele fala assim:o amor é Deus. 'Amor é uma palavra muito mais importante do que a palavra Deus. 'Amor' tem um significado existencial. A palavra 'Deus' é completamente vazia, ela nada significa, ela não se relaciona com coisa alguma dentro de você.

    Legal né, se cuida.

    ResponderExcluir